sexta-feira, 14 de junho de 2013

A Palavra de Deus é Vital

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119:105)

Outro dia ocorreu algo engraçado comigo: Eu Estava me preparando para ir ao culto e só faltava vestir o paletó. Na correria entrei no quarto sem acender a luz e peguei o paletó do terno no guarda roupa. Após o culto iniciado, em dado momento percebi que estava com um paletó totalmente diferente do conjunto (e minha esposa à distância com olhar de surpresa)!
Uma experiência muito simples, mas reflete um pouco o que acontece quando fazemos as coisas sem enxergar claramente quando não há luz suficiente. Nos tempos do salmista ter uma lâmpada para clarear o caminho era vital! Não havia energia elétrica e muito menos iluminação pública. Tudo era um completo breu. Adicionalmente não havia ruas ou calçadas. Os caminhos eram pedregosos, com buracos, cobras, escorpiões etc. Ou seja, a falta de luz era um risco para vida das pessoas. É fácil entender que luz foi e continua sendo vital. O salmista usa essa idéia para mostrar que a Palavra de Deus tem o mesmo efeito em nossa vida.
Sem o estudo da Palavra de Deus estaremos fadados a tropeçar, cair e nos machucarmos. Reflita em quantas decisões erradas já tomamos por não seguir a Palavra.
Pior ainda são as consequências: dor e sofrimento para nós mesmos e para as pessoas que amamos. Portanto, antes de dar um passo na vida, acenda luz!... Consulte a Palavra de Deus!

Pr. Marcio Nascimento,
esposa Kátia
e filhas: Jéssica e Jaqueline


quinta-feira, 13 de junho de 2013

O ensino da Palavra de Deus

" E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse".(Atos 8.31).

Você já ouviu uma expressão que diz: "Juntou a fome com a vontade de comer"? Então, é o que ocorre nas situações em que há alguém sedento por aprender, junto a alguém sedento por ensinar: não há nada que impeça os dois de se encontrarem e concretizarem seus propósitos. Isso já ocorreu comigo, e também já ocorreu com os irmãos. Lembro-me de que, por ocasião de minha conversão, há exatos vinte anos, isso aconteceu assim, no início de minha vida espiritual;  é como "o primeiro amor": ambos querem estar sempre juntos. Eu aproveitava todos os momentos para ler a palavra, não perdia nenhum culto ou trabalho na igreja, quando tinha tempo livre, ia à casa do pastor Rosendo, para tirar minhas dúvidas, e ele me ensinava; enfim, acontecia esse encontro da "fome com a vontade de comer", e era gratificante para ambas as partes. A palavra diz: "Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo".(2 Pedro 3.18). Ora, para alguém crescer, tem que receber alimento, tanto na vida física, quanto na espiritual. Uma criança fisicamente raquítica é o correspondente  a um crente raquítico e fraco, mal alimentado, cuja vida espiritual está grandemente ameaçada... 
Só para completar: para que ocorra o aprendizado, tanto o professor, quanto o aluno tem que estar imbuídos do mesmo propósito...e outra: a formatura é no céu... 

Presb. Adalto
e esposa Rubia

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O ensino requer dedicação

“...se o dom é ensinar, que haja dedicação ao ensino.” Rm 12.7

A paz do Senhor, queridos.
A seriedade do ensino começa na disposição do ensinador. Tal disposição será exigida para examinar, estudar, compreender, esclarecer, defender, proclamar e envolver as pessoas de tal maneira, que queiram crescer em conhecimento e graça. Todo aprendiz oferece uma barreira básica, a de que já conhece sobre o assunto.
Esse aprendiz somente aceitará bem o seu professor se perceber nele, dedicação e novidades envolventes que valham a pena absorver. Não havendo dedicação do professor, o que é facilmente perceptível, o aluno não vê a chance de receber novidades e perde o interesse em alimentar-se da palavra, e sem alimentação ideal, o crescimento na graça será defeituoso. Ensinar é um dom sublime, mas que exige aperfeiçoamento. Você não convence se não for profundo naquilo que ensina.

Presb. Samuel
e esposa Miriam


Visualizações de páginas da semana passada