quinta-feira, 9 de maio de 2013



Homenagem às Mães na
Igreja Ev. Assembléia de Deus
na Av.: São Miguel , 9.111
A partir das 8:30
Estamos esperando por você !!!
CONFLITOS NA FAMÍLIA

Filhos honrando os pais


"Honra teu pai e tua mãe , que é o primeiro mandamento com promessa, pra que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra." Ef 6.2-3









"Honrar os pais é questão de obediência a Deus
e sabedoria para crescer
e ser bem sucedido na vida."
Um dos grandes conflitos na família tem sido a crescente desonra dos pais por filhos mal criados e mal influenciados. Não se pode estruturar um edifício depois que ele já está erguido, por isso, fazemos isso em sua base. A estruturação da base é que vai garantir o tamanho da construção e principalmente o peso que ela suportará, antes que apareçam defeitos e deformações. Os pais que não obtiveram êxito na devida estruturação dos filhos precisam ser ajudados pelos filhos que conhecem a palavra de Deus e sabem da sua vontade, devolvendo-lhes a devida honra. Honrar é conceder responsabilidade de comando. É dar a preferência na hora de pedir um conselho. É buscar agradar quando da tomada de uma decisão. É permitir que dê a última palavra. É querer viver a promessa de ser bem sucedido e com boa expectativa de vida. Honre teu pai e tua mãe, porque Deus acha isto justo.
Presb. Samuel
e esposa Miriam


quarta-feira, 8 de maio de 2013


CONFLITOS NA FAMÍLIA

Por que devemos honrar nossos pais?


Jesus chamava a Deus de Pai, porque verdadeiramente é filho de Deus, mas também nos ensinou  a chamar o Criador de Pai, porque fomos feitos filhos de Deus por meio de sua morte e ressurreição.  Quando Ele nos ensina a ser obedientes aos nossos pais terrenos, está nos ensinando a sermos obedientes ao Pai celestial. 
Quem consegue honrar e obedecer seus pais na terra, saberá fazer o mesmo com Deus. Este ponto de vista implica em 2 verdades: Os pais devem refletir o amor e a justiça de Deus para seus filhos, e os filhos devem honra-los como se a Deus o fizessem. Parafraseando 1 João 4:20: "Se não obedecemos nossos pais, a quem vemos, como obedeceremos a Deus , a quem não vemos?" 
Obedecer aos pais, honra-los e respeitá-los não é tarefa fácil, pois nem sempre compreendemos suas razões, assim como não compreendemos muitas vezes as razões de Deus. Por isso, Deus nos incentiva a fazê-lo, porque diz:
  • É justo !
  • Nos faz ter sucesso na vida !
  • Nos faz viver muito tempo !

"Senhor, me ensina a honrar meus pais como a Ti, pois assim  minha casa será uma benção!"

( Referencias: Ef.6:1-4, I Jo 4:20, Rm. 8:15, Mc 14:36,Gl.4:6,Jo 1:12 )

Presb. ( Tio ) Marcio  e
esposa ( Tia )Teresinha
.


terça-feira, 7 de maio de 2013


CONFLITOS NA FAMÍLIA

Criando os Filhos Sabiamente


"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor". (Efésio 6:4)

A Família é o maior de todos os projetos de Deus, e é em sua Palavra que encontramos ensinamentos para um bom relacionamento entre pais e filhos e para o próprio casal, pois é como um manual diário onde encontramos respostas para a vida diária, e para resoluções de problemas que pensamos não haver mais solução. Um dos ensinamentos de Deus nos fala sobre não provocar a ira dos filhos, nisso fala-se de relacionamento que promova a paz e comunhão, e não a ira e revolta. 
Os pais, adultos, aprendendo a compreender o modo de pensar do jovem, adolescente e criança e revelar o amor de Deus e o quanto a doutrina e as bênçãos do Senhor fará a diferença em sua vida, para isso a Lei do Senhor deve estar nos lábios e nos corações dos pais, em Salmos 34:11, o salmista diz: “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.”, significa que a Palavra de Deus está em seus lábios, ou seja, deve sempre haver algo que edifica e não que mate, algo que promova vontade de mudança de atitude e não que cause jugo, suas palavras pais devem ABENÇOAR e não AMALDIÇOAR. Convido você a refletir sobre isto no dia de hoje,  Deus vos Abençoe!


Rosangela Correia

Presb. Luiz Araujo Jr. e
esposa Rosangela Correia


Conflitos na Família

A Confiança do Esposo

"O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo" Pv 31:11 
O rei Lemuel, seguindo os sábios conselhos de sua mãe (verso 1), relaciona as características de uma mulher virtuosa, ou seja, uma esposa exemplar (verso 10). E o primeiro item desta lista não coloca o foco sobre a esposa, mas sim sobre o sentimento que esta gera em seu esposo. A tradução na versão NVI nos diz: " Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma".
De fato, confiança é palavra chave para evitar muitos conflitos familiares e tornar qualquer relacionamento duradouro... diria eu até eterno. Onde há confiança o medo desaparece. Onde há confiança as palavras são vistas com a pureza original e não como se tivessem um sentido oculto, uma crítica oculta, uma ofensa oculta. Confiança cria um laço tão forte de união que as pessoas no ambiente de trabalho do cônjuge não passam de colegas de trabalho (ao invés de amantes), os vizinhos não passam de vizinhos (ao invés de ameaças), os irmãos da igreja não passam de irmãos em Cristo (ao invés de competidores). Através da confiança, fatores como distância e tempo geram um único sentimento: saudade. Oremos e trabalhemos para que as relações familiares tenham como base a confiança!

Pr. Marcio Nascimento,
esposa Katia Nascimento e
filhas: Jéssica e Jaqueline

domingo, 5 de maio de 2013

CONFLITOS NA FAMÍLIA

O Valor da Esposa Virtuosa

Tem um ditado que diz: "Quando um não quer, dois não brigam". Estamos aprendendo a respeito da família que Deus planejou - um homem e uma mulher (Gn 2:24) - e, quando se tem duas pessoas tão diferentes em suas concepções, emoções, pensamentos, etc, é natural que em alguns momentos aconteçam conflitos que terão que ser administrados e resolvidos. Porém não deveria ser comum, famílias  em constantes conflitos, mas é o que temos visto. A intolerância nos relacionamentos têm causado grandes prejuízos. É bem verdade que cada parte ( homem e mulher ) tem sua parcela de responsabilidade nesta situação, mas como estamos falando sobre "O Valor da Mulher Virtuosa" , vamos nos prender em falar somente sobre a mulher. Em situações de conflitos, a mulher virtuosa saberá o momento de pedir ou dar uma trégua para que a situação seja resolvida. Isto é uma virtude da mulher virtuosa descrita na Bíblia. Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A mulher sábia edifica a sua casa. A Esposa Virtuosa se orienta pela palavra do Senhor e sabe como evitar conflitos. Seja você também uma Esposa Virtuosa. 
Viva o vivo evangelho, e tenha uma vida feliz.
Até amanhã.
Presb. Lucivaldo Araujo e
esposa Edilez Araujo








Visualizações de páginas da semana passada