sábado, 18 de maio de 2013

Não Adulterarás!

Adulterar significa alterar a condição original de alguma coisa, tornando-a falsa, mentirosa, sem valor. Uma característica interessante de quem adultera, é tentar vender para os outros que aquilo que foi falsificado é igual ou melhor que o verdadeiro, porém, mais vantajoso. O casamento é uma instituição Divina, onde Deus nos dá a oportunidade de vivenciar aqui na terra, o amor verdadeiro, unindo-nos ao sexo oposto e nos tornando um só corpo. Cada casamento gera um lar, uma família , e a família é a base da sociedade e da igreja. Uma família bem estruturada e abençoada gera uma igreja e uma sociedade bem estruturada e abençoada, e isso atrapalha os planos do inimigo de nossas almas em afastar as pessoas de Deus e da salvação. 
Por tudo isso, o Diabo tem adulterado o valor do casamento, fazendo as pessoas acreditarem que a infidelidade é melhor do que o leito sem mácula, que a traição pode até ajudar na relação quebrando a rotina e trazendo novas experiências. As pessoas estão sendo ensinadas a pensar primeiro em si mesmas, colocando seus desejos e necessidades acima de tudo -  do próximo, do cônjuge e de Deus. Por isso é tão fácil vender a idéia do adultério como sendo normal e bom, mas ai daquele que compra esta idéia, e torna seu casamento falso, mentiroso e sem valor. Veja o que diz a Palavra de Deus nestes versículos:Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. " Pv. 6.32. " As palavras da mulher estranha são doces como favos de mel, mas o seu fim é amargoso e seus passos são firmados no inferno " Pv 5:3-5. Vivamos pois empenhados em fazer o que é bom para o nosso cônjuge e escaparemos das armadilhas do inimigo, pois o amor verdadeiro não busca os seus próprios interesses ( I Co 13:5). Fecho esta meditação com outro versículo que gosto muito: "Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço....e Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude." Provérbios 5:15-18.
Deus abençõe você e sua família, e abra seus olhos espirituais para viver plena e satisfatoriamente seu casamento, que é a vontade do Pai.
Presb. (Tio) Marcio
e esposa (Tia) Teresinha


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vigiai e Orai

"VIGIAI E ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO; NA VERDADE,O ESPÍRITO ESTÁ PRONTO,MAS A CARNE É FRACA".(MT 26.41)

Deus não nos envia nenhuma exortação pela metade.Suas advertências são claras e completas. Esse versículo é, e deve ser entendido, como uma constatação de .que somos fracos diante das tentações, não importa quem sejamos: somos dependentes Dele! Queridos irmãos,muitos lares cristãos foram destruídos; deles, só escombros... Muitos grandes homens de Deus, outrora apontados como referência, caíram. Comunidades cristãs têm sido abaladas fortemente por escândalos, envolvendo infidelidades conjugais; homens e mulheres  de Deus enlameados e espalhando lama... Tudo isso poderia e deveria ser evitado, pela observação da advertência de Cristo: "VIGIAI E ORAI". Não podemos confiar em nossa autossuficiência, pois " a carne é fraca".O soldado de Cristo só será bem sucedido, se entranhar em sua vida, todos os dias esse ensinamento do Bom Pastor. Boa caminhada, vigiando e orando, não deixando brechas...
"RESISTI AO DIABO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS" (TIAGO 4.7)

Presb. Adalto
e esposa Rubia



CONFLITOS NA FAMÍLIA

A Família observando a Palavra



"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti"(Sl.119.11)

Dizem as escrituras que o coração do homem é de onde procedem todos os males. O pecado contaminou todos os corações: "todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus". (Rm 3.23) Ponto Final? Todos estão condenados? Ainda bem que Deus, através de Cristo, restaura o coração do homem. Ponto final? Todos estão salvos? Muita calma nessa hora! Vamos caminhar mais um pouco... Depois de termos os pecados perdoados por Cristo, nós nos tornamos templo do Espírito Santo de Deus: ele passa a habitar em nós. Agora somos novas criaturas, andamos em novidade de vida. Mas, como o homem tem a natureza pecadora, temos que manter limpo o templo de Deus. Cristo afirmou: "vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado". (Jo 15.3). Assim, entendemos que o salmista, inspirado pelo mesmo espírito que em nós habita, escreveu sobre esconder a palavra em nossos corações, com a finalidade de não pecarmos, e mantermos limpo o coração. O pecado separa o homem de Deus; por isso, quem ama a Deus deve resistir ao pecado.                                                                                                               
É isso!                                                                                                                                     


Presb. Adalto
e eposa Rubia


quinta-feira, 16 de maio de 2013

"... até que a morte vos separe..."


Esta frase é muito ouvida em celebrações de casamentos. Aprendemos com a postagem do título  “DEUS INSTITUI O CASAMENTO” – (Gn. 2:24) – foi Deus quem criou o casamento. Uma vez que DEUS criou o casamento, somente ELE tem a Supremacia de determinar o fim desse relacionamento. Sim, Deus é o único com competência para determinar o fim de um casamento, e para isso, ELE pode se valer do que Ele mesmo nos deu, a VIDA - (Gn. 2: 7 e Jó 33: 4). Por isso é que em Marcos 10: 9  Jesus deixa bem claro “...Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”
Quando por Deus temos nossos dias contados nessa terra, (para que dentro de seu plano iniciemos a Eternidade com ELE) - então, para os casados, encerra o casamento. Deus tem o poder de dar a vida e tornar a tomá-la. Dentro do casamento, essa deveria ser a única forma de dissolução do vínculo matrimonial. Sabemos que um casal que Deus uniu, quando chega o momento de uma separação por motivo de morte, há muito sofrimento, dor, saudade. Sentimentos que devem existir e serem respeitados. Aquele ou aquela que ficou viúvo ou viúva, saiba que no projeto do casamento, você cumpriu a vontade de Deus para a família. Para o cônjuge que ficou viúvo ou viúva, nós recomendamos as mesmas recomendações do Apóstolo Paulo em I Coríntios  7:39, mas se quiser, dá uma “lidinha” também no versículo 40. Que Deus nos abençoe para que busquemos sempre no seu Manual, a Bíblia Sagrada,  a sua vontade para as nossas vidas.
Fiquem em paz e até a semana que vem...

Presb. Luiz Jr.

Presb. Luiz Jr.  e esposa Rosangela Correia                               









 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Deus Institui o Casamento

Em Gênesis 2:24, observamos Deus instituindo o casamento – “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Segundo o dicionário online de Português, instituir significa “Estabelecer; fundar uma coisa nova”. Ainda segundo uma outra definição, instituir significa “criar”. Por que podemos então dizer que Deus instituiu o casamento? Conforme a Bíblia nos mostra, Deus cria o homem (Gn 1:27) e a mulher (Gn 2:22),  e em Gênesis 2:24 então, vemos Deus instituindo o casamento. Deus foi quem criou o homem e a mulher, e também o casamento, portanto também é Ele quem determina como deve ser o casamento, assim como as “regras de funcionamento”. Não podemos alterar o projeto original.
Se observarmos a Bíblia, veremos sobre quais colunas Deus estabeleceu o casamento e formou a família. Se quisermos ser bem sucedidos em nossos casamentos, devemos seguir as orientações daquEle que criou o casamento. Casamento não foi idéia humana e nem surgiu por acaso. Deus criou o casamento com propósitos específicos. Propósitos estes que o homem tem procurado alterar segundo suas próprias vontades e desejos. Ao tratar sobre um assunto relacionado a casamento, e que os homens tinham alterado para poder remediar uma situação criada, Jesus disse: “... mas ao princípio não foi assim” (Mt 19:8). Podemos ver bem claro que Deus instituiu o casamento de uma forma, o homem não seguiu a forma correta instituída por Deus e por isso sofre as conseqüências das suas escolhas. Se queremos ter um casamento abençoado e uma família de acordo a vontade de Deus, nada melhor que observarmos o “Manual de Instruções” que o próprio Deus nos deixou – A Bíblia Sagrada.
Presb. Lucivaldo Araujo
e esposa Edilez Araujo

 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Infidelidade Conjugal

Amor e fidelidade à esposa. Efésios 5:25-28


Não é novidade que o homem é “visual” e a mulher é “sentimental”. São características intrínsecas à natureza de cada sexo. Não é à toa que a esmagadora maioria das revistas com apelo erótico são destinadas aos homens. Os editores sabem que o “visual” vende mais. Obviamente isto não dá direito a nenhum homem ser infiel à sua esposa por ela já não possuir os mesmos “dotes” físicos que tinha no início do relacionamento. Atitude semelhante foi duramente condenada por Deus no livro de Malaquias 2:13-16.
Mas o que isto tem haver com o texto de Efésios 5:25-28? É simples e interessante! Deus ordena que o marido ame sua esposa da mesma forma que Cristo ama a igreja. Na sequência vemos que este amor torna a igreja mais bonita! Parafraseando o texto, Cristo dá um banho carinhoso na igreja (que naturalmente a deixa cheirosa), “para a apresentar a si mesmo”...Diga se isto não nos remete a imaginar um noivo olhando e admirando sua bela noiva? (instinto visual masculino). De que forma?  Gloriosa (linda), sem mácula (sem manchas ou defeitos na pele), nem ruga (sinal de juventude), nem qualquer outra coisa que lhe roube a beleza! Deus nos deu a receita para termos a esposa linda que sempre sonhamos para toda vida! Simplesmente devemos amar! Através do amor nossos olhos são abertos para ver o que é lindo em nossa esposa. Não somente fisicamente, mas também o caráter e espírito. Mas tenha certeza que o efeito também é físico. Quando a esposa sente nosso amor ela naturalmente ficará mais linda! A ciência já comprovou que o bem estar emocional gera bem estar físico, reduz doenças, prolonga a vida etc. Mas eu nunca precisei da ciência para saber disto, pois a Bíblia já havia me contado este segredo! “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” Provérbios 15:13
Pr. Marcio Nascimento,
esposa Katia Nascimento e
filhas: Jéssica e Jaqueline

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Divórcio - Dissolução do Vínculo Matrimonial

O Divórcio no Antigo Testamento



Nesta semana  abordaremos o assunto Infidelidade Conjugal e também Divórcio. Num primeiro momento, nos cabe falar sobre o divórcio na ótica trazida no Antigo Testamento. Moisés fala sobre o assunto no capítulo 24 do Livro Deuteronômio. O que quero deixar claro aqui, é que em qualquer época, o divórcio nunca deve ser tratado como "regra", e sim como a "exceção".

Na verdade, Moisés via uma situação na qual as famílias estavam se desmanchando, e a falta de normas estava causando um caos na sociedade que estava em sua responsabilidade. Diante da "dureza de coração" do povo de Israel, ele então passa a tratar do assunto. O objetivo de Moisés não era incentivar alguém a divorciar-se. Moisés tinha como objetivo regulamentar tal situação a fim de evitar os abusos e preservar a família. A benção de Deus está em guardarmos e praticarmos os seus mandamentos e estatutos, e não em vivermos das exceções disponíveis.Oremos a Deus para que nossos relacionamentos possam estar baseados na sua Lei, sem precisarmos nos valer da exceção. 



Que Deus nos abençoe!
Presb. Luiz Araujo Jr.
Presb. Luiz Araujo Jr.
e esposa Rosangela Correia

domingo, 12 de maio de 2013

DIA DAS MÃES

Conselho aos Filhos


Será que Deus sabia que os filhos teriam pensamentos tão diferentes dos pais? Será que Ele sabia que teria um conflito de gerações entre mãe e filho(a)? É claro que Deus sabia, pois a sua onisciência garante que Ele sabe de tudo. Mesmo assim, Deus deixou em sua Palavra alguns conselhos que as vezes parecem que não dão para ser seguidos nos dias de hoje. Em Provérbios 6:20b diz assim: "... e não deixes a lei da tua mãe" e no versículo 23 do mesmo capítulo no diz: "Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei, uma luz...". Nestas instruções Deus nos diz que a nossa mãe tem uma lei e que a lei é uma luz, sendo assim, um filho só andará em "caminhos escuros" se deixar de observar a lei da sua mãe. Entendeu filho(a) ? É a Bíblia que diz. Por isso neste Dia das Mães e durante toda a sua vida, procure viver conforme os conselhos desta mulher que está na sua vida antes que você pudesse ver a luz do sol. Abrace a sua mãe. Beije a sua mãe. Converse com a sua mãe. Sorria com a sua mãe. Chore com a sua mãe e, acima de tudo isso, AME a sua MÃE.

Mãe,
que Deus continue derramando sobre você, bençãos espirituais, emocionais e físicas, para que com graça e com muito amor, você continue acreditando, aconselhando, corrigindo os seus filhos e cumprindo esta nobre tarefa de mãe.

Presb. Lucivaldo Araujo
e esposa Edilez Araujo

Visualizações de páginas da semana passada