No evangelho segundo escreveu o Evangelista e Médico Lucas podemos conferir como José e Maria tiveram o cuidado de criar Jesus em conformidade com os preceitos da lei do Senhor.
- A circuncisão de seu maravilhoso filho, “quando oito dias foram cumpridos para circuncidá-lo” (Lucas 2:21);
- Sua apresentação no Templo, “quando os dias de sua purificação de acordo com a lei de Moisés foram cumpridos” (Lucas 2:22);
- A visita anual a Jerusalém na festa da Páscoa (Lucas 2:41); e outros.
Lucas demarca para nós com cuidadosa precisão, os estágios do crescimento da criança. Ele nos traz Jesus como um “menino” (Lucas 2:16, 40, 43) em seu progresso ao estado adulto, e tudo isto dentro do domínio de um simples capítulo. O segundo capítulo de Lucas pode ser considerado como uma história expressa do desenvolvimento do homem, Cristo Jesus. “E a criança cresceu”, nós lemos, “e se fortalecia, se tornando cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele” (v. 40). “E Jesus avançava em sabedoria e estatura, e em graça diante de Deus e dos homens” (v. 52). As sinagogas também eram locais de instrução onde os meninos judeus aprendiam a respeito da lei. Jesus, como menino judeu, provavelmente participou do ensino nas sinagogas, porém, mesmo existindo essas “escolas”, a educação no lar era prioritária. Nas narrativas de Lucas notamos que os pais de Jesus tinham essa consciência e puderam deixar para nós o exemplo da preocupação e responsabilidade na educação de nossos filhos no tocante à Lei do Senhor. A vida passa muito depressa, e o que podemos deixar de mais valioso para os nossos filhos são ensinamentos na Lei do Senhor, que gerarão valores que nunca ninguém poderá roubar.
Pais, pensem nisso!!!!!!!!Presb. Luiz Jr.
![]() |
Presb. Luiz Jr. e esposa Rosângela Correia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário