terça-feira, 4 de junho de 2013

A Eficácia da Palavra de Deus

Na  carta aos HEBREUS capítulo 04 versículo 12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Na expressão “é viva”, vemos que em relação à humanidade, a palavra do nosso Deus, se lida ou ouvida, não causa mero sentimento de emoção, pois  por ser VIVA, gera vida e transcende qualquer época.
Por ser  VIVA está sempre atualizada como se tivesse sido escrita momentos antes da situação em que desfrutamos da sua EFICÁCIA. Quando falamos de sua “eficácia”, é  porque ela por si só se basta. Qualquer leitura complementar é para facilitar nossa compreensão ou entendimento e aplicação, porém, sem qualquer complemento a palavra de Deus já traz em si toda a eficácia para nossa vida. A Bíblia faz uso da metáfora da espada em outras passagens, o escritor aos Hebreus, porém, não se contenta com uma simples comparação. Ele diz que a Palavra de Deus é mais cortante que qualquer espada; aliás, uma espada de dois gumes, porque em sua época era  frequente  o caso  de espadas que só cortavam de um lado, e do outro não. “... e penetra até à divisão da alma, e do espírito...” . O substantivo alma amiúde significa o mesmo que espírito, mas quando são ambos associados, a primeira inclui todas as afeições, enquanto que o último in­dica a faculdade a que chamam intelectual. Assim também em 1 Tessalonicenses 5:23, quando Paulo ora a Deus para que guardasse o espírito, a alma e o corpo deles incorruptíveis até à vinda de Cristo, ele quer dizer simplesmente que permanecessem puros e santos em sua mente e vontade e ações exteriores. A Palavra de Deus penetra ao ponto de dividir alma e espírito. Significa que ela testa toda a alma de uma pessoa. Ela explora seus pensamentos e sonda sua vontade e todos os seus desejos. O mesmo significado se acha implícito na frase jun­tas e medulas. Significa que não há nada tão difícil ou sólido numa pessoa, nada tão profundamente oculto que a eficácia da Palavra não penetre até lá. Quando lemos que a Palavra de Deus, “é apta para discernir”,  é porque traz à mente humana a luz do conhecimento, como se a tirasse de um labirinto onde jazia outrora enredada. Não há trevas mais densas do que a incredulidade, e a hipocrisia nos cega de uma forma terrível.  A Palavra de Deus dissipa tais trevas e faz a hipocrisia bater em retirada. É da Palavra que emana o discernimento e o juízo que o apóstolo menciona. Vamos esconder a Palavra no nosso coração para não pecar contra Deus, pois a Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Deus diz que o seu povo erra por não conhecer a sua palavra. Em Lucas 11:28 diz que são bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Em Provérbios 28:09  diz que o que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Vamos investir mais em conhecer a Palavra de Deus que é o Manual para fazermos a diferença nesse mundo sem bússola-( hoje sem GPS) -  e que cada vez mais precisa de um povo que brilhe como  LUZ e salgue como SAL.

Que Deus nos abençoe.

Presb. Luiz Jr.
e esposa Rosângela Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada