quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Ensino desde a tenra idade

“Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6

O que você recorda de sua infância? O que seus pais ensinaram está presente em sua vida?E o que você faz hoje que é exatamente parte dos princípios de vida que seus pais ensinaram? Percebe o quanto somos hoje um pouco do muito que nos foi ensinado ontem? José Ortega y Gasset , filosofo espanhol, tem uma frase muito marcante que diz: “Eu sou eu e minhas circunstâncias”, ou seja, eu sou eu rodeado e incorporado por todos os fatores e verdades que caminham comigo desde minha infância.
Neste ponto, desejo enfatizar a grande importância que os pais têm sobre a educação cristã de seus filhos, pois são os pais os primeiros grandes professores e mestres de seus filhos, os pequenos os observam, copiam e aprendem o que os pais ensinam com palavras e atitudes. Se algum pai se sente em dúvida quanto a essa necessidade e responsabilidade, reafirmo acima de tudo, que Deus, em sua Palavra, determina como responsabilidade dos pais que ensinem aos filhos o caminho do Senhor, como podemos ler no livro de Deuteronômio 11:19 e 20: “E ensinai a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”. A extrema necessidade de se falar constantemente sobre os princípios e verdades bíblicas, sobre o caminho do bem, do respeito e do amor ao próximo, não pode ser passado pela escola ou por outrem, é responsabilidade dos pais, deve ser realizado em casa, no seio da família, em tempo e fora de tempo, ou seja, constantemente, pois a criança está para este mundo, para aprender e apropriar-se dele e os pais são o grande alicerce neste processo de aprendizagem e influenciará diretamente nele e em seus resultados.
O que você ensinou hoje?

Deus vos abençoe em Cristo.

Rosângela Correia
Presb. Luiz Araujo
e esposa Rosângela Correia

Um comentário:

  1. Queridos, ao ler essa postagem, minha mente foi transportada para minha infância, pois minha mãe seguiu conosco exatamente o que diz em Deut.11:19 e 20. Minha lembrança de meus pais é exemplo de pessoas fieis e tementes a Deus, transmissores dos estatutos de Deus. Tem um momento que me marcou muito. Quando tinha 5 anos meu pai foi acometido de AVC e ao sair de casa em uma ambulância ele olhou para minha mãe e disse para ela ficar firme com Jesus e para não esquecer de pegar no bolso do paletó o dinheiro do dízimo e entregá-lo. Após esse episódio, antes de falecer, ele ficou paralisado e a lembrança que tenho, é dele sentado em sua cadeira folheando a bíblia com apenas uma mão, e me ensinava sobre o que lia. Após 44 anos, ainda tenho essa bíblia (toda desfolhada) guardada.
    Foram tempos difíceis, mas o legado que eles me deixaram não tem preço.
    Tenho procurado seguir esses exemplos com minha filha e espero alcançar resultado também.
    Deus os abençoe grandemente.
    Esli Gomes

    ResponderExcluir

Visualizações de páginas da semana passada